Feliz Mindset Novo

Tempo de leitura: 13 minutos

Comecei o ano de 2015, achando que existia uma única opção de caminho profissional para mim – o serviço público. Mas isso estava me angustiando muito. Então, procurei a ajuda de um homeopata (estava tão angustiada que tinha largado tudo o que me fazia bem: floral, reiki e literatura…). Um dia, falei para ele:

– Esse negócio de buscar um emprego só pela estabilidade está me angustiando.

Ao que ele, um senhor muito querido e sábio, que já se aposentou, mas continua trabalhando por amor, me respondeu:

– Não adianta ter estabilidade financeira, se você está instável emocionalmente.

Naquele momento, isso fez todo o sentido para mim!

As “cenas” seguintes, quem me acompanha desde o início do blog Luz do Feminino (aqui), já deve conhecer. Várias situações, encontros e leituras foram passando por mim e me despertando para a realidade que eu, até então, desconhecia: há inúmeros caminhos a serem seguidos, e eu posso escolher qualquer um deles! (E, mesmo quando não houver mais nenhum caminho disponível, eu POSSO CRIAR um pra mim!)

Quando, finalmente, me dei conta dessa realidade e resolvi seguir um caminho que combina muito mais com o meu perfil, fui descobrindo outras possibilidades, reformulando vários pensamentos, várias atitudes…

A lição que ficou disso? Sua realidade pode estar ruim, MAS É POSSÍVEL MUDÁ-LA!

E como fazer isso?

Mudando a sua mentalidade.

Aliás, anote esta palavra que vou te dizer agora: MINDSET.

A tradução para ela é “mentalidade”. Mas mindset, do jeito que é usada, principalmente no meio empreendedor e no de auto-desenvolvimento, traz, implícita, a ideia de criar uma realidade diferente: primeiro, na mente; depois, no seu exterior.

Nesse meu ano de mudança, ou melhor, de mudança de MINDSET, conheci pessoas extraordinárias que me ensinaram que é possível criar a minha própria realidade.

Diversos coaches, terapeutas, empreendedores e outras pessoas que estão acostumadas a criar sua própria realidade (e a ajudar outras pessoas a criarem as suas), me passaram algumas dicas sobre como fazer isso.

Neste post de Ano Novo, é isso que quero fazer também: compartilhar dicas que te ajudem a construir o Mindset dos seus sonhos.

change

  • Primária x Secundárias:

Ouvi alguns coaches falarem sobre isso.

Primária é a realidade que você quer criar. Secundárias são os medos, as inseguranças, as dúvidas que te impedem de alcançar a Primária.

Vou te dar um exemplo:

Você pensa: quero ter um emprego que combine com o meu perfil, que seja dinâmico, criativo, que me faça ter contato com pessoas diversas, que seja estimulante e me faça aprender sempre mais. Isso é Primária.

As Secundárias seriam pensamentos do tipo: quem disse que, no Brasil, eu posso ter um emprego assim? / Olha a crise econômica como está. / Se não sou filha de empresário, nunca vou conseguir ser empresária. / Quem não tem estabilidade está lascado. / Pra quê arriscar se, no serviço público, vou ter décimo terceiro e férias? / Tenho que parar de sonhar e botar os pés no chão. Etc etc…

Se penso na minha Primária, mas, logo em seguida, deixo as Secundárias invadirem a minha mente, então, a minha Primária perde a força e não se torna realidade.

Agora, se eu foco na Primária e AFASTO as secundárias, a Primária vai se fortalecendo e encontrando meios de se se concretizar.

topo

  • Não inveje. Admire e aprenda!

Tudo dá certo para o Fulano? Pare de focar no êxito dele; aprenda como ele encara as derrotas e as vitórias. O êxito é um pontinho pequeno no final de uma longa caminhada.

Por quantas dúvidas esse Fulano passou? Por quantas inseguranças? Por quantas superações? E como ele comemorou cada pequena vitória antes de alcançar essa vitória maior?

Aprenda com os Grandes. Com as pessoas que conseguem ser corajosas. Que fazem as coisas por amor. Que acreditam no que fazem e o fazem bem. Tenha a ousadia que elas tiveram. Levante-se. Há muita coisa a ser feita, por você e pelo outro.

Lembre-se de que todo mundo tem sua fase ruim, mas que tudo passa – até as fases ruins.

  • Pensamento positivo.

Parece besteirinha de best-seller? Pois tente observar os seus pensamentos e perceber quantos pensamentos negativos você tem por dia.

Então, se você perde tempo deixando um monte de lixo vagar pela sua cabeça, por que não pensar coisas boas? Faça o teste. Não custa nada.

Meu artigo Embeleze a sua mente, um dos mais lidos do ano, fala um pouco sobre como fazer isso.

  • Mentalização

sonhar

A querida terapeuta Daniele Tedesco , uma vez, deu a dica de montar um mural de visualização, com imagens que refletem a realidade que você quer criar para você.

Conheço várias pessoas que têm um mural desses, e todas elas me disseram que, conforme o tempo vai passando, elas vão verificando que algumas imagens passaram a fazer parte da realidade delas.

Esse mural, é para você olhar todos os dias. E se deixar levar pelas emoções que a imagem te traz. Sentir como se ela já fizesse parte da sua vida.

  • Cerque-se de pessoas que “puxam pra cima”

Não há nada mais nefasto que um grupo que te puxa para baixo, que alimenta as suas inseguranças, que incentiva o comodismo, que fica em um “pedestal de segurança” criticando os outros que estão fazendo algo.

Esse tipo de grupo não sai do lugar. (Pior: às vezes, até começa a afundar…)

Grupinhos podem ser uma das piores coisas que existem na vida. Porque, uma vez que você está dentro de um deles, sofre pressão para não sair mais.

diferente

Mas tome coragem. Procure as pessoas que te encorajam. Aos poucos, você vai percebendo quem te faz bem e quem quer o seu bem.

  • Alimente a sua mente

estudar

Já viu velhinhos que leem, estudam e têm aquele entusiasmo para aprender sempre? Reparou como eles são mais positivos? Eles podem até não falar que o mundo vai ser melhor, mas suas ações são de pessoas que não se resignaram.

Eles não têm tempo para encher a cabeça de minhoca. Sabem que o aprendizado nunca termina e que a mente pode se expandir cada vez mais.

Estudar abre a mente, amplia horizontes, te mostra novas perspectivas.

Também gosto de gente aberta para conhecer lugares e pessoas. Há sempre algo de novo e inspirador por aí. Quanto mais “realidades” diferentes da nossa vamos conhecendo, mais percebemos que podemos ampliar a nossa.

  • Relaxe

Relaxar é importante para perceber o que não está legal na sua vida e vislumbrar novas possibilidades.

Quando estamos tensos, temos a tendência de continuar focando no que incomoda.

Quando relaxamos, é como se levantássemos a cabeça e vislumbrássemos além do horizonte…

horizonte

  • Deixe algumas “verdades” para trás

verdades que faziam sentido na época dos seus pais ou quando você era criança. Hoje, você precisou reformular algumas formas de pensar para se adaptar ao mundo em que vive.

Quer um exemplo de mudança de Mindset que eu acho muito legal e que está ganhando força?

A noção de rico. Até pouco tempo atrás, rico era aquele que ganhava rios de dinheiro. Hoje, o conceito de novo rico é aquele que tem…tempo! Ele pode até ganhar um dinheiro considerado “mediano” para os padrões antigos, mas ele tem tempo pra fazer tudo o que quiser: ter uma agenda flexível, viajar quando outros estão trabalhando etc.

Isso ainda parece estranho e não faz sentido para muita gente. Mas vem ganhando força, e há pessoas trocando empregos com salários grandes por trabalhos que possibilitem ter uma renda, às vezes menor, mas com mais tempo.

  • Seja grata e generosa

A ingratidão e a mesquinhez só criam um Mindset tacanho, de quem vive na lama e nunca vai sair de lá.

As pessoas que eu vejo crescer, mental, moral e espiritualmente, têm a gratidão e a generosidade presentes no coração. Elas são gratas pelo que têm e dão mais do que a pedem. Assim, a Vida, que tem senso de reciprocidade, sempre lhes dá mais.

  • Tome florais e faça uso de outras terapias naturais.

florais

Não sou contra a Medicina tradicional. Acho-a extremamente necessária e agradeço a ela por todas as vezes que ajudou – e salvou! – alguma pessoa querida.

Mas sou fã incondicional das terapias complementares e acho que elas podem evitar algumas idas ao médico – ou, pelo menos, acelerar um tratamento.

Florais, Reiki, Cura Reconectiva, Aromaterapia, terapias convencionais ou não tão convencionais, todas elas te amparam e te auxiliam no seu auto-desenvolvimento, nos encontros com as suas sombras e o fortalecimento da sua luz.

Dessas terapias, a que conheço há mais tempo são os florais. De forma sutil, eles vão ajudando e trabalhando a pessoa. Um exemplo legal que tive, esses dias, foi o de uma mulher (casada, mãe e profissional) a quem indiquei florais.

Ela me relatou o seguinte (e me autorizou contar isto, sem dizer o seu nome): ela andava extremamente impaciente, com tudo e com todos. Estava numa correria sem fim. Pegava o carro, de manhã, deixava os filhos na escola, passava no banco, ia ao supermercado, ia ao trabalho, voltava para casa, buscava os filhos, preparava a comida, recebia o marido…Ufa! Cansa só de falar! Ela disse que estava prestes a explodir.

Passei alguns florais para ela, e, então, duas semanas depois, recebo seu e-mail contando, emocionada, sobre um “acontecimento”:

Nesse trajeto de ir e vir para casa, ela nunca reparara em uma árvore linda que tinha…do lado da casa dela! Ela não soube dizer o nome da árvore, mas é uma que dá flores amarelas. Disse que a árvore está amarela de tanta flor que deu. E o chão também está todo amarelo. Ela disse que estava saindo de casa, viu aquilo, pela primeira vez, e se emocionou! Na sua correria diária, não estava conseguindo parar para prestar atenção nessas pequenas grandes coisas.

árvore amarela

Ela contou que ficou alguns minutos ali, só contemplando, tirou fotos e, só então, seguiu para cumprir seus afazeres do dia, mas com o espírito mais sereno.

É assim que os florais atuam – e, também, outras terapias complementares: sutilmente. De repente, você percebe que reparou em algo que passava desapercebido. Você se flagra pensando de um modo diferente. E, dessa forma, seu Mindset vai se transformando, ficando mais leve e mais florido também.

Mas, lembre-se: nenhum tratamento do mundo te ajuda se você não quiser melhorar. Essa responsabilidade ainda é nossa. No entanto, quando você está disposta a enfrentar suas fraquezas e a se aperfeiçoar, tudo vai te ajudar. 

. Acredite em Milagres

milagre

Milagres existem. Acredite nisso. E eles acontecem. Tudo está ruim, mas pode mudar. Acredite! Você pode construir um novo Mindset e, com ele, uma nova realidade. Esse já é um grande milagre querendo acontecer na sua vida! 

. Ouça o Poeta:

Como diz Carlos Drummond de Andrade, em seu poema Receita de Ano Novo:

Para ganhar um Ano Novo

que mereça este nome, 
você, meu caro, tem de merecê-lo, 

tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, 

mas tente, experimente, consciente. 

É dentro de você que o Ano Novo 

cochila e espera desde sempre.

Ou seja, seu Ano será novo se o seu Mindset for novo. Vai ser bom se o seu Mindset for bom.

Crie o melhor Mindset que você puder e tenha a certeza de que o seu ano será MARAVILHOSO! 

2016

Com carinho e gratidão,

Rebeca

*************************************************************************

Regina Kiraly escreveu: Rebeca, que precioso este artigo!! Obrigada por compartilhar seus pensamentos, descobertas e pesquisas conosco !
Um feliz 2016 para você

Luz do Feminino escreveu: Querida Regina, que alegria receber um comentário seu aqui! Pois vc foi uma das pessoas que primeiro me inspirou, mostrando que é possível mudar de caminho, para ir em busca de algo que faça mais sentido (quando vc me contou que era advogada e resolveu trabalhar com turismo).
Cada passo que damos em direção a uma vida mais plena acaba contagiando outras pessoas e as convidando a fazerem o mesmo!
Bjos e um ano especial pra ti!
Rebeca

Dóris König escreveu: Gratidão Rebeca !
Quanto informação preciosa !
2016 É um Novo Ano Novo para Todos que assim o criarem em suas mentes,
afinal, já nos alertou Einstein : ‘Insanidade é continuar fazendo a mesma
coisa e esperar resultado diferente ‘!
Paz, Harmonia e Luz Sempre !

Luz do Feminino escreveu: Dóris, minha querida! Vc está entrando neste mesmo mundo onde tenho colhido e aprendido essas informações preciosas.
E eu te agradeço por me apresentar o seu trabalho feito com muito amor. Poder ajudar e curar com as próprias mãos é uma dádiva!
Que vc receba, em sua vida, toda essa amorosidade que vc distribui para os seus pacientes!
Bjos e muita Luz!
Rebeca

Marina Machado escreveu: Que maravilha de texto! Um ano tão rico merecia mesmo um fechamento de ouro! Foi muito emocionante e inspirador acompanhar a sua transformação e o seu crescimento. E mais lindo ainda perceber o seu compromisso de irradiar luz, compartilhar o que aprendeu e o que te transformou. Que venha 2016! Será ainda melhor, simplesmente porque você quer que assim ele seja! E será! para mim também! Muito obrigada! Até breve!

Luz do Feminino escreveu: Querida Marina, vc sempre me inspira com os textos que compartilha no Facebook e com o seu espírito cheio de Grandes Propósitos! Vc é Mulher plena, que, tenho certeza, inspira a muitas mulheres! (Além de ser uma médica excepcional!!! :-)
Que bom que vc tb está nesse caminho de despertar! Como diz a Clarissa Pinkola Estés:
“Quando uma pessoa vive de verdade, todos os outros também vivem.”
Bjos e o meu carinho! Será um ano fabuloso! :-)
Rebeca