Floral de Bach Para o Mr. Collins

Tempo de leitura: 4 minutos

Estamos, Darcy, Elizabeth e eu, a caminho de Bath. Mas acabamos de ver uma carruagem passando por nós. Ops, a carruagem parou e tem duas pessoas descendo e acenando para nós: Mr. Collins e sua esposa, Charlotte Lucas.

Nossa carruagem pára também, e os cumprimentamos.

Olá – diz o casal da outra carruagem. – Que bom vê-los por aqui. Imaginamos que estejam indo para Bath.

Olá, Charlotte! Sim, Mr. Collins, estamos indo a Bath. – confirma Elizabeth, sem dar mais informações. (Mr. Darcy não faz questão de responder.)

Estamos indo ao festival de Bath – começou Mr. Collins -. Nossa adorada Lady Catherine de Bourgh está nos esperando em sua mansão. Ela disse que faz questão de nos receber. Vocês já viram a mansão que ela tem em Bath? É simplesmente a casa mais suntuosa e de bom gosto que já vi. A classe de Lady Catherine pode ser observada em todos os seus móveis e em toda a decoração. Charlotte e eu tínhamos compromissos com a paróquia nesta semana, mas jamais poderíamos recusar o convite de Lady de Bourgh. Seria uma ofensa não aceitar tamanha gentileza. Nos sentimos extremamente honrados com o convite que recebemos de tão nobre mulher.

Sim, com certeza – disse Elizabeth, já sem muita paciência.

Espero que vocês vão nos visitar em Bath – continuou Collins -. Creio que Lady de Bourgh, sempre magnânima, não se incomodaria com a visita de vocês.

Sim, veremos. – Respondeu a impaciente Elizabeth, enquanto Mr. Darcy continuava calado.

Nessa hora, prestei atenção em Charlotte Lucas. Ela é resignada, sorri, parece que sabe como é o marido, mas não questiona nada. Confesso que a Charlotte sempre foi uma incógnita para mim…

Collins, por outro lado, parece não se dar conta de que ninguém presta atenção no que ele fala: Mr. Darcy mal olha para ele; Elizabeth começa a responder de forma impaciente; e eu, bem…eu só observo e fico com vontade de rir. Não acredito que estou conhecendo pessoalmente o Mr. Collins! Ele é exatamente como está descrito no livro: é baixo em estatura, é meio empertigado e totalmente submisso à Lady Catherine!

Nesse instante, ele olha para mim e me pergunta:

Meus cumprimentos, Senhorita. Você deve ser a terapeuta floral que veio visitar a Lady Elizabeth. Certamente você já ouviu falar de mim. Tenho a honra de ser protegido pela grande Lady Catherine de Bourgh. A propósito, você teria algum floral para mim?

Respondo que sim e tenho a impressão de que Elizabeth está me pedindo para dar um floral que cale a boca de Mr. Collins. Me faço de desentendida. Pego Centaury e lhe entrego, explicando como se deve tomar.

Não digo para ele – aliás, não digo para ninguém porque ninguém, naquele momento, me perguntou -, mas prescrevo esse floral, pois é recomendado para pessoas mais influenciáveis, sem muita vontade própria.

Principalmente pela relação que Mr. Collins tem com Lady Catherine, sua “protetora”, fica evidente o quão subserviente ele é. Além disso, pode acontecer de pessoas que estão no lado negativo do Centaury serem vistas, segundo David Vennells, “como fracas, patéticas e ineficazes”, sendo motivo de risadas. É o que está acontecendo com esse personagem, né?!

Muito obrigado – responde o protegido de Lady de Bourgh -. Certamente, vai me ajudar a ser uma pessoa melhor, para eu continuar dando o bom exemplo na paróquia.

Mr. Collins então olha para o relógio e fica preocupado:

Nossa! Precisamos ir imediatamente, pois Lady Catherine está nos esperando para o Chá das Cinco e ela não gosta que nos atrasemos. Precisamos ir na frente. Nos vemos em Bath! Tchau.

Elizabeth e eu dizemos tchau para eles. Charlotte sorri meio sem graça e vai atrás do marido. Darcy apenas faz um aceno com a cabeça. Vemos o casal Collins subir apressado na carruagem e seguir viagem.

Então, subimos na nossa carruagem e vamos atrás, um pouco mais lentos, vendo-os sumirem na nossa frente…

Com carinho e gratidão,

Rebeca

(Ver post anterior dessa série de posts “Florais de Bach para os personagens da Jane Austen”: Floral de Bach para Lydia(agora Senhora Wickham))

p.s.: Como também gostei muito do Mr. Collins do filme de 2005, deixo a foto dele aqui como homenagem:

mr. colins filme

p.s.1: se quiser receber todos os posts no seu e-mail, além de outras novidades, assine a minha newsletter.