LAR DOCE LAR

Tempo de leitura: 6 minutos

                 home sweet home lar doce lar

                   Estamos em maio, mês do meu aniversário e, até o dia 20, mês dos taurinos!

                Taurinos, como muitos sabem, amam o aconchego e a beleza. Alguns confundem isso, achando que taurino é materialista e só quer saber de luxo e requinte. Mas isso é um engano. Em primeiro lugar, vem o conforto, que pode ser requintado ou não (eu, particularmente, me identifico mais com elementos rústicos do que luxuosos para o meu ambiente).

                Para celebrar o meu signo solar (amo cada vez mais o fato de ser taurina!), te convido a ler o livro TERAPIA DO APARTAMENTO – Transforme seu lar em oito semanas, de Maxwell Gillingham-Ryan (que eu vou chamar de MGR, pra facilitar rsrs).

livro terapia do apartamento maxwell gillingham-ryan

              

               Nesse livro, MGR começa contando que nosso lar tem vida própria e nos faz a pergunta:

Seu lar é saudável?

                  Ele nos fala sobre a enorme quantidade de gente que se sente infeliz com o próprio lar. Ao entrarmos em lares assim, também sentimos que há algo de “doente” neles. Ao mesmo tempo, ele deixa bem claro que um lar saudável não é aquele que tem os melhores e mais caros móveis por todo canto. Um imóvel assim também pode estar “sofrendo”. E, isso, nós sentimos. MGR diz:

                A casa em que você mora contém muito mais do que os seus pertences; ela contém energia e emoções antigas que serão dissipadas e podem surpreendê-lo se você não estiver preparado.

             E acrescenta:

se está infeliz com a sua casa geralmente é porque a energia ali dentro está bloqueada.

          E como transformar uma casa “doente” em “saudável”? Compartilho com você algumas das dicas que MGR nos dá:

  • FLUXO

O fluxo se refere ao movimento da energia através do espaço. Trata-se de um conceito designado por palavras diferentes em práticas orientais como o Feng Shui ou o Vastu, e também nas várias escolas de design ocidental, as quais unanimemente reconhecem que um espaço é mais eficiente quando a energia pode se movimentar livremente dentro dele.

feng shui casa fluxo

  • OUÇA O SEU APARTAMENTO

Dar um passeio pelo apartamento e fazer uma lista dos problemas de cada ambiente é um jeito simples e eficaz de começar.

       Inicie observando como está a limpeza dele; o que precisa de reparo; o que sempre é usado e o que nunca é tocado; quais cômodos fazem você se sentir bem; quais não te dão vontade de entrar etc. Dessa forma, você presta atenção ao seu apartamento e tem noção do que precisa ser mudado.

  • VISUALIZE O QUE VOCÊ QUER

       Observado o que precisa ser mudado, agora você precisa saber para onde vai! Do que adianta pintar uma parede de verde só porque está na moda, se você odeia verde?

        Qual é o estilo que combina com você?

sala de jantar aconchego bonitinho

        Eu, particularmente, se tem uma coisa que acho bem sem graça é morar em um apartamento com cara de hotel moderno. Já visitei casas assim, e não gostei. Me passam frieza.  Adoro passar uns dias em um quarto de hotel, mas, ao voltar para casa, quero sentir que estou no meu lar, com a minha cara.

  • ABRA ESPAÇO

          Aqui, vale descartar tudo aquilo que não te serve: alimentos, produtos de beleza e de higiene vencidos; milhões de enfeites empoeirados sobre a mesa; móveis quebrados que estão entulhados em algum espaço da casa; excessos, excessos, excessos. Ou seja, o que é que não faz mais sentido guardar? Seja franco! Permita que sua casa respire!

lixo descartar sujeira entulho lixeira

  • FLORES

Observe como as flores mudam o ambiente da sua casa e como você se sente ao voltar para casa depois do trabalho. É agradável ver as flores quando você entrar pela porta da frente? Isso o deixa feliz? De que tipo de flores você mais gosta? (…)

Quando você se empenha para deixar a sua casa mais vibrante, está fazendo algo muito pessoal e simbólico em favor da sua casa.

           flores vaso tulipas casa

              Esse é um dos meus conselhos favoritos, pois amo flores em casa. Acho que elas trazem Beleza para o lar, algo tão apreciado pelos taurinos, mas também por qualquer pessoa com sensibilidade.

                E se você acha que é um desperdício ter flores naturais em casa, veja o que MGR fala:

                Compre flores frescas. Comprar flores frescas toda semana é um luxo pouco dispendioso que embelezará instantaneamente a sua casa e lhe dará muito mais vida. Isso também estabelecerá o hábito de prestar atenção aos detalhes e inspirará você todos os dias, ao voltar para casa.

                Tão simples quanto parece, o ato de comprar flores para o seu apartamento tem um grande significado e torna a sua casa mais saudável em muitos níveis (…) Com suas cores, seus formatos e seus aromas, elas contribuem com uma beleza viva que desperta os sentidos e revigoram a nossa visão. Nada criado pelo homem se compara à obra da natureza. (…)

              As pessoas geralmente compram flores para dar de presente a alguém, mas é particularmente importante que você – more sozinho ou não – considere as flores como um presente para a sua casa. Esse é o início do costume de nutrir a sua casa e cuidar muito bem dela.

  • COZINHE

                    Um dos problemas do homem moderno é que ele não come mais em casa. E, segundo MGR, não usar a cozinha “é uma das principais causas mortis dos apartamentos na cidade.” Na cozinha, está o fogo, que aquece e prepara os alimentos. É dela que virá a refeição para a família e amigos. É ela que perfumará a casa com cheiro de comida e abrirá os nossos apetites.

                     Em resumo, uma cozinha bem usada ajuda a “nutrir” um lar.       

comida temperos verdes legumes salada comida de verdade comida cebola cozinhar

             O livro TERAPIA DO APARTAMENTO – Transforme seu lar em oito semanas ainda traz várias outras dicas e, o interessante, é que o autor propõe uma mudança no seu apartamento em 8 semanas, sem precisar gastar muito.

          Recomendo bastante sua leitura, pois como MGR diz:

quando você põe ordem na casa, isso afeta positivamente outras partes da sua vida.

          Palavra de Taurina! 😉

Com carinho e gratidão,

Rebeca

P.s.: Terminei de escrever o post e fiquei pensando em outras dicas que, para mim, fazem um lar ser delicioso. São estas:

– Um sofá gostoso na sala;

– Uma cama confortável;

– Cortinas que balançam com o vento;

– Abajures, para aquela iluminação indireta quando chega a noite;

– Porta-retratos com fotos de pessoas queridas e momentos felizes;

– Cheiro de bolo no forno, pelo menos uma vez por semana;

– Limpeza energética;

– Água benta pra benzer e proteger;

– Aromatizadores cheirosos nos ambientes;

– Muito riso;

– Muita amorosidade entre os membros da família.

               E você? Tem mais alguma dica para compartilhar comigo?